Ano: 1957
Localização: Praça Brasil – Bairro Vila Santa Cecilia.
Histórico: A Praça Brasil constitui-se em um marco para a cidade, em função do valor histórico e cultural dos acontecimentos que foram presenciados em seu espaço público, carregada de simbolismo, intrinsecamente ligada a identidade local, ocupa o coração da vila operária, no centro da Vila Santa Cecília em um espaço amplo e planificado, sendo a mais antiga praça da cidade de Volta Redonda. Foi inaugurada no ano de 1957, com destaque para o monumento em homenagem a Getúlio Vargas, com obras artísticas realizadas por este renomado escultor brasileiro. Consta deste acervo uma escultura de corpo inteiro, do então Presidente Getúlio Vargas, e de um homem representando um forneiro, além de um conjunto de esculturas simbolizando a siderurgia e a agricultura. No obelisco central, quatro painéis representando as etapas da fabricação do aço, Ferro gusa, Coqueria, Aciaria e Laminação.
Descrição: O conjunto deste monumento é de grande valor simbólico, esta inscrito no topo do Obelisco "Ao presidente Getúlio Vargas esta homenagem". No fundo da praça, esta posicionado o espelho d’água em formato circular com diâmetro de 30 metros. Onde no centro se ergue o majestoso obelisco, revestido em granito bruto com altura de 27 metros, em formato quadrangular na base e se afunila suavemente em direção ao céu, porém é interrompido antes de tornar-se pontiagudo, tendo uma pirâmide arrematando o topo; próximo a sua base, a 2 metros da lâmina d’água, estão os painéis em granito, nas 4 faces do Obelisco, com figurações cinzeladas em alto relevo, no qual representa cenas com os operários em suas atividades na siderúrgica, são eles: o ferro gusa, laminação, coqueria e aciaria. As esculturas foram posicionadas nos quatro cantos perpendiculares no espelho d'água , em pedestais de granito de 1,5 metros de altura, conferindo grande destaque ao conjunto. Todas as esculturas foram feitas em bronze; para o lado Oeste a escultura de Getúlio Vargas, em pé numa postura altiva, sua vestimenta é de um terno completo com gravata, onde a mão esquerda esta no bolso da calça e a mão direita posicionada no peito, visualizando o horizonte da cidade. No lado Leste a escultura de um operário representando um forneiro com seu uniforme, luvas, botas e um boné de proteção na cabeça, na mão direita uma lança e na mão esquerda erguida na frente do rosto simulando tampar a visão das chamas do alto forno. As outras duas esculturas são de figuras femininas na posição sentadas, com o corpo nu, com adereços representando as atividades agrícola e industrial respectivamente.
Autor: VELLOSO, Hildegardo Leão.
1899 - Palmares – SP- Brasil.
1966 - Rio de Janeiro – RJ - Brasil.
Estudou escultura e modelagem com Rodolfo Bernadelli. Participou da Semana de Arte Moderna em São Paulo em 1922, com outros escultores como Victor Brecheret e W. Haerberg, embora sua obra não apresente traços do modernismo. De reconhecido valor artístico, exerceu a livre-docência da cadeira de escultura da antiga Escola Nacional de Belas Artes, a partir do ano de 1950.