Identificação de bens imóveis:
- Denominação: Memorial dos Ex-Combatentes.
- Localização: Rua 310, Praça Monte Castelo, sem n., Bairro Sessenta.
- Época da construção Original: 1991
- Época da construção Atual: 2002
- Proprietário: Prefeitura Municipal de Volta Redonda
- Uso atual/ Original: Monumento Histórico e Museu
- Autor do Projeto Original: Wanildo Carvalho.
- Autor do Projeto Atual: Maria Thereza Homem da Costa.
Histórico:
Quando os eventos se transformaram numa Guerra Mundial, dispostos a interceptar remessas de alimentos e matérias-primas para a Inglaterra e os Estados Unidos, os nazistas, sem nenhuma declaração formal, empreenderam uma campanha submarina no Atlântico, na qual atacaram, de 15 a 17 de agosto de 1942, cinco navios brasileiros.
Este fato, junto com o levante popular, pois a população saiu às ruas exigindo um posicionamento, obrigou o governo brasileiro a abandonar a neutralidade que vinha mantendo. Em Janeiro de 1942, foi anunciado o rompimento das relações diplomáticas e comerciais do Brasil com a Alemanha, a Itália e o Japão. No dia 22 de agosto Getúlio Vargas reuniu o ministério para a declaração de guerra à Alemanha e à Itália.
O Brasil foi o único país da América Latina que participou diretamente da Segunda Guerra Mundial. A Força Expedicionária Brasileira (FEB) permaneceu na Itália cerca de 11 meses, dos quais quase oito na frente de luta, em contato permanente com o inimigo.
Aqui em Volta Redondaem torno de 20 expedicionários foram em campanha, graças a isto, fez-se necessário a construção de um monumento que homenageasse os grandes soldados.Em Monte Castello, Itália, até hoje são lembrados e reverenciados.
Proteção Legal:
Decreto n° 4319 de 29/12/1992, Lei Municipal n° 2075 de 06 de novembro de 1985, Livro de Tombo Histórico – Registro: n°009.
Preservação em face do seu significado para o povo Volta-redondense e que para tanto, será imprescindível conservá-lo com sua atual instalação.