Identificação de bens imóveis:
Histórico:
As formas do Hotel Bela Vista tornam-no um dos mais belos cartões postais da cidade. Projetado pelo arquiteto Wladimir Alves de Sousa, teve sua obra iniciada em 1942 pela Companhia Siderúrgica Nacional para atender seus fornecedores, funcionários e clientes. Tornando-se um dos mais tradicionais hotéis do Sul Fluminense.
Sua localização encontra-se no mais alto “meia laranja” existente na região, bem próximo a fazenda de Santa Cecília, em área de plano elevado de onde se descortina a Cidade e a Usina Presidente Vargas, caracterizando um bonito cenário que deu origem ao nome do hotel, assim como ao bairro em que se encontra.
São 28.000m² com uma vegetação exuberante, espécimes de pássaros da região e uma vista total da cidade, esta bela construção é um grande marco arquitetônico para a cidade de Volta Redonda.
Foi palco de importantes decisões políticas e econômicas que antecederam a “Era da Industrialização”. Hospedaram-se nele personalidades como os presidentes Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek e o então vice-presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, entre outros.
Desde 2005, integra a Fundação CSN, quando foi transformado em Hotel-Escola.
Proteção Legal:
Decreto n° 3.369 de 06/10/1997. Preservação de suas características arquitetônicas originais. Livro de Tombo Histórico – Registro: n°0011.
Rua General Oswaldo Pinto da Veiga – Vila Santa Cecilia – 27261-060 – Volta Redonda-RJ – Biblioteca 2º andar – (24) 3339-4205
smc@voltaredonda.rj.gov.br