Identificação de bens imóveis:
- Denominação: Clube Recreio do Trabalhador Getúlio Vargas.
- Localização: Rua 21, n. 501, bairro Vila Santa Cecília, Volta Redonda.
- Época da construção do Ginásio: 09 de abril de 1954.
- Época da construção do Entorno: 05 de setembro de 1951.
- Proprietário: Companhia Siderúrgica Nacional.
- Uso atual: Centro de Lazer e Ginásio de Esportes.
- Uso Original: Parque Aquático e Recreativo, Ginásio de Esportes, Centro de Apresentação Escolar, Estádio de Futebol, Pista de Atletismo e Concha Acústica.
- Autor do Projeto do Ginásio: Arq. Glauco do Coutto Oliveira e Ricardo Tommasi.
- Autor do Projeto do Entorno: Eng. A. França dos Anjos.
- Construtor: Companhia Siderúrgica Nacional.
Histórico:
Na Vila Operária implantada na década de 1940, pelo arquiteto e urbanista Attílio Corrêa Lima, o Recreio do Trabalhador, juntamente com o Centro de Puericultura, a Igreja, os Hotéis e o Hospital, formam o conjunto das principais construções da idílica vila, que atenderiam ao novo modelo de homem brasileiro que surgiu com o Estado Novo e a Era Vargas.
O espaço do Recreio do Trabalhador foi entregue à população em 09 de abril de 1954, a área do campo de futebol já existente, era muito utilizada pelos esportistas da cidade.
Neste espaço, protagonizou-se grandes eventos durante os seus quase 70 anos de atuação, foi palco de vários shows, apresentações artísticas, e inclusive solenidades muito relevantes para a cidade, como a Plebiscito Emancipacionistas, Posse do Primeiro Prefeito da Cidade Emancipada, Sávio Cota de Almeida Gama, entre outras.
Proteção Legal:
Lei Municipal n° 5.716/2020 instituiu o tombamento de valor histórico-arquitetônico, e devam ficar sob proteção especial, Livro de Tombo Artes Aplicadas – Registro: n°.004
Para efeito de preservação de suas características arquitetônicas originais e de sua finalidade.