Identificação de bens imóveis:
- Denominação/ ano da Construção: Memorial Zumbi dos Palmares/ 1990.
- Localização: Entre as Ruas 27, 16, 23-B, e 18- A, na Vila Santa Cecília.
- Época da construção: 1990.
- Proprietário: Prefeitura Municipal de Volta Redonda
- Uso atual/ Original: Centro Cultural.
- Autor do Projeto: Arquiteto Selso Dal Bello.
Histórico:
O Memorial Zumbi foi criado em 1º de Junho de 1990, projetado e assinado pelo Arquiteto Selso Dal Bello e instituído para ser um centro cultural com o objetivo de fomentar e preservar a cultura afro.
Não é possível falar do Memorial, sem antes citar uma breve história de Zumbi.
Embora tenha nascido livre, foi capturado quando tinha por volta de sete anos de idade. Entregue a um padre católico, recebeu o batismo e ganhou o nome de Francisco. Aprendeu a língua portuguesa e a religião católica, chegando a ajudar o padre na celebração da missa. Porém, aos 15 anos de idade, voltou para viver no quilombo. Em 1680, com 25 anos de idade, Zumbi torna-se líder do quilombo dos Palmares, comandando a resistência contra as tropas do governo. Durante sua atuação a comunidade cresce e se fortalece, obtendo várias vitórias contra os soldados portugueses. O líder Zumbi mostra grande habilidade no planejamento e organização do quilombo, além de coragem e conhecimentos militares.
O Centro Cultural Quilombo Memorial Zumbi deve ser motivo de orgulho para toda cidade, não há nenhum outro local que se dedique tanto à memória de Zumbi de Palmares e a cultura afro brasileira com a estrutura deste aparelho cultural quepossuímos. É resultado da luta de muitos negros e negras, que vieram antes de nós e que se atentaram para a necessidade da preservação da história de um povo que construiu e constrói nosso país.
Entre os eventos oferecidos pela Secretaria de Cultura através do Memorial, estão o Sala doSaber, encontros mensais com apresentação de pesquisas voltadas para a cultura e movimento negro com rodas de conversa, além de lançamento de livros e apresentação de curtas metragens, e o Cine Zumbi onde mensalmente um filme com protagonismo negro é exibido gratuitamente.
O Memorial Zumbi, administrado pela Secretaria Municipal de Cultura que busca movimentar o cenário cultural da cidade, funciona de segunda à sexta-feira, de 10h às 21h, produzindo eventos em variados estilos e formatos. Observando-se basicamente dois tipos de uso: esporadicamente abriga eventos como de exibições; mas também atua como um espaço de memória centrado na figurade Zumbi dos Palmares.
Proteção Legal:
Decreto n° 4317 de 29/12/1992, Lei Municipal n° 2075 de 06 de novembro de 1985 instituiu o tombamento de bens que devam ficar sob proteção especial do Poder Público Municipal, Livro de Tombo Histórico – Registro: n°005.
Preservação de suas características arquitetônicas originais.