Inaugurando em 19 de novembro de 2002 tornando realidade um velho sonho dos Ex-Combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) 5ª Seção residentes nesta cidade e circunvizinhas.
Construído em homenagem àqueles que lutaram na frente batalha em defesa da democracia e da soberania na Segunda Guerra Mundial.
Possui um museu militar criado para preservar uma história que não pode e não deve ser esquecida. Seu acervo constitui lembranças de fatos que marcam a presença e participação efetiva da Marinha e Guerra do Brasil e Mercante, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira. Seu acervo constituído de fotos, peças de fardamento, documentos históricos, armamento. Além disso, o Memorial possui uma biblioteca com livros, CDs e fitas referentes à literatura militar e outros assuntos.
Há também um auditório climatizado onde se realizam palestras e apresentações sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, desde declaração de guerra do Brasil contra os países do Eixo, o envio dos Escalões de contingentes da FEB, seu batismo de fogo, seguindo até o fim das ações de combate no dia 02 de maio de 1945 em consequência da rendição dos nazifascistas em solo italiano. O Brasil foi o único país Sul Americano a participar deste conflito mundial.
Nosso público é variado: alunos e professores de escolas públicas e particulares, Associações, grupos turísticos, estudantes universitários entre outros. Visitas e palestras são francas. Visitas são livres e palestras são agendadas previamente.
O Memorial dos Ex-Combatentes de Volta Redonda foi tombado como patrimônio material do município.