A galeria de arte urbana ‘Erastotenes Roberto Alves de Sousa’, foi projetada na passarela de pedestres do viaduto Nossa Senhora das Graças, que liga a Avenida Amaral Peixoto, no Centro, ao bairro Aterrado.
Um espaço com 100 metros de comprimento, conta com oito câmeras para monitoramento e a iluminação com lâmpadas de LED, que também vão iluminar os painéis, das obras itinerantes, ficando aberta ao público por 24 horas. No telhado da passarela foi aplicado um graffiti representando o pássaro Arigó, uma ave de migração que faz parte da história de Volta Redonda pelas mãos do artista visual Roberto Tommy.
O objetivo é dar a população acesso a arte em locais abertos, retirando a exclusividade da arte apenas em locais fechados e a levando para centros urbanos de grande fluxo da população.
A homenagem ao artista plástico Erastotenes Roberto Alves de Sousa, por sua contribuição cultural para a cidade. O volta-redondense, nasceu em 20/02/1955 e faleceu em 2009, iniciou sua carreira aos 06 anos de idade, com seu estilo expressionista teve uma produção artística de grande valor. Uma das curiosidades em relação ao artista, que desenvolveu um trabalho voluntário na Coordenação de Saúde Mental do município, unindo a arte no tratamento psiquiátrico dos assistidos.
A galeria de arte urbana faz parte do projeto ‘Corredor Cultural Urbano’ da SMC, que prevê ainda a abertura de um palco para apresentação de música, sarau de poesia e teatro.