Identificação de bens imóveis:
- Denominação original/atual : Grupo Escolar Trajano de Medeiros e Instituto Estadual Profº. Manuel Marinho.
- Localização: Rua 43 nº 52 – Vila Santa Cecília – Volta Redonda – RJ.
- Data da construção : Ano de 1943
- Proprietário: Governo do Estado do Rio de Janeiro.
- Uso original/atual: Atividades educacionais
- Autor do Projeto da Sede:Dr. Renato Braga Pereira
Histórico:
No início dos anos 40, a nova cidade surge, a partir da construção da planta da siderúrgica e da vila operária, o local escolhido principalmente por questões políticas e estratégicas foi o 8º distrito de Barra Mansa. Em 1942, a CSN abre o recrutamento de mão de obra para a construção da Usina de Aço. E também de toda estrutura da cidade para abrigar as famílias precursoras neste projeto da Usina.
Em 1940, numa área de 12.000 m² o Engº Renato Braga Pereira, elaborou um projeto e teve suas fundações projetadas e construídas primeiramente com a finalidade de ser o primeiro hotel da CSN dada sua proximidade com a estação ferroviária. Em 1943, a CSN como proprietária da fazenda Santa Cecília, faz a doação desta área ao Governo do Estado do Rio de Janeiro para adaptar este projeto inicial com a finalidadede construir o grupo escolar destinado aos filhos de operários da Usina.
Inicialmente nomeado como Grupo Escolar Trajano de Medeiros, destinado à educação de crianças até 10 anos. Contava com um edificação de grandes dimensões, onde tinham salas de aulas no pavimento superior, e no pavimento térreo toda uma estrutura administrativa e apoio educacional para os alunos, como biblioteca e salas de atividades. O auditório de grandes dimensões e equipado com estrutura de palco e sala de exibição de cinema foi um importante ambiente para abrigar as primeiras iniciativas artísticas na cidade. O Grêmio Artístico denominado Gacemss, criado por funcionários da CSN, não possuíam sua sede própria e desta forma, utilizavam deste auditório para apresentações de peças de teatro e exibição de cinema . Em outubro de 1947, foi apresentado a 1ª peça teatral”A ditadora” do grupo de teatro mantido pelo Gacemss, e outras se seguiram na seqüência, todas apresentadas no auditório do Colégio Manuel Marinho.
O Grupo Escolar Trajano de Medeiros foi inaugurado em 1945 e a partir de 1966 foi denominado Colégio Estadual de Volta Redonda, com a ampliação de turmas do primeiro e segundo graus profissionalizante de educação. E no mesmo ano, 1966, por iniciativa e indicação dos professores Carlos Jorge de Melo e Tito de Paula, ambos da Escola Técnica, decidem homenagear o Amazonense Manuel Faustino Vieira Marinho, professor e pioneiro do ensino técnico profissionalizante em Volta Redonda, organizou, implantoue dirigiu a Escola Técnica Pandiá Calógeras, a partir de 1945 e afirmando o reconhecimento por ser um educador compromissado com a cidade.
E assim, a partir de 1966 foi denominada Colégio Estadual Profº Manuel Marinho, através da Lei Estadual 5.820. E em 1989 foi transformado em Instituto de Educação Professor Manuel Marinho, através do decreto nº 12.750 do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Proteção Legal:
Lei Municipal n°2.307 de 02/06/1988. Preservação histórico e cultural. Livro de Tombo Histórico – Registro: n°006.