Identificação de bens imóveis:
- Denominação: Colégio Estadual Barão de Mauá.
- Localização: Rua Cel. Aviador Rubens Vaz, n. 25, Bairro Jardim Paraíba.
- Data da fundação da entidade: 15 de abril 1943.
- Época da construção da sede: 1943.
- Proprietário: Governo do Estado do Rio de Janeiro.
- Uso atual: Colégio Estadual Barão de Mauá.
- Uso Original: Grupo Escolar Barão de Mauá.
- Autor do Projeto: Desconhecido.
- Construtor: CSN
Histórico:
O Município de Volta Redonda no Estado do Rio de Janeiro é o marco da industrialização brasileira e a grande obra do governo Getulista que desde a década de 1940, revelou a ousadia da sua política nacionalista com a instalação da Usina Presidente Vargas.
Antes de 1941, não havia nada em Volta Redonda que pudesse apresentar alguma relevância ou significado, de modo a inseri-la no mapa, mesmo no âmbito restrito da história fluminense. A “Velha Província” – como era chamado, pejorativamente oEstado do Rio de Janeiro – tornara-se no final do século XIX, medíocre, decadente e atrasada economicamente sobrevivendo graças aos favores políticos do Poder Central, sitiado no Palácio Guanabara.
O Colégio Estadual Barão de Mauá, é parte desta história. Obra de Vargas o 1º educandário do ainda 8º Distrito de Barra Mansa, hoje Volta Redonda, inaugurado em 19 de abril de 1943, recebeu o nome do honrado cidadão do Império Brasileiro, o empresário gaucho Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá, muito admirado por Getúlio, por ter sido responsável pela construção da primeira estrada de ferro do Brasil ligando o Rio de Janeiro a Petrópolis e outras três, ligando a Serra do Mar. Fundou a Companhia do Gás e foi idealizadordo Banco do Brasil, tendo falecido no ano da Proclamação da República, 1889.
Há entre Getúlio e Irineu Evangelista grande identidade. Ambos eram gaúchos, políticos, e impulsionadores da modernização do Brasil, ambos revelaram profundo sentimento nacionalista, ousadia, competência e coragem; ambos sofreram pressões violentas por parte de poderosos grupos nacionais e internacionais ávidos de verem seus projetos nacionais naufragarem. A burguesia internacional americana e inglesa foram implacáveis com Getúlio e o Barão de Mauá. O Barão arrastado a falência honrou seus compromissos, doente, minado pela diabetes, só descansou depois de pagar todas as suas dívidas. Já Getúlio Vargas, foi às últimas conseqüências e golpeou os inimigos e desafetos com o interromper de sua própria vida e se transformando no Grande Mártir.
Ambos estão eternizados na memória do povo e idolatrados na História.
Proteção Legal:
Criação da Unidade de Ensino Barão de Mauá da Secretaria Estadual de Educação:
Decreto 1596 de 15/04/1943
Art. Único – Fica criado com denominação de Barão de Mauá um Grupo Escolar, sede do 8º Distrito do Município de Barra Mansa, nos termos Artigo 169 do Regulamento que baixou com o decreto 196-A de 24/12/1936.
Em 1979 passou a Escola Estadual tipo – C.
Em 1982, com a criação do 2º grau, passou a Colégio Estadual.
Lei Municipal n° 2887 de 23/04/1993, Livro de Tombo Histórico – Registro: n°0010. Preservação do patrimônio histórico- arquitetônico e de finalidade.